16/05/2013 - Campeonato Brasileiro de Gueitebol: começa a montagem da estrutura

A estrutura para a realização do 30º Campeonato Brasileiro de Gueitebol começou a ser montada na tarde desta quarta-feira (15), na sede do Nikkey Clube de Marília. O torneio será realizado neste sábado e domingo (18 e 19), devendo reunir cerca de 1.250 atletas de seis Estados, com 214 equipes inscritas. “Os hotéis estão com reservas esgotadas e também devemos movimentar outros setores, como a gastronomia”, observou o coordenador geral de Infraestrutura do campeonato, Yoshimi Shintaku, destacando mais uma vez a parceria com a Prefeitura Municipal de Marília que vem dando total apoio na realização desse evento.

Na tarde desta quarta, a preocupação dos voluntários e diretoria foi preparar os dois campos do Nkkey que serão utilizados durante o campeonato. A abertura será no sábado, às 8h00, e a previsão é de que os jogos prossigam até a tarde de domingo. As equipes são representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso Sul, divididas em três categorias: diamante (acima de 72 anos), Ouro (acima de 60) e prata (para qualquer idade).

Esta é a segunda vez que Marília sedia um campeonato brasileiro nessa modalidade esportiva. O gueitebol foi criado em 1947 no Japão. É jogado em um campo retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada campo tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores.

Os jogadores têm bolas numeradas correspondentes com sua ordem de jogo. As bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gueitebol tem duração de 30 minutos.

Outros campeonatos – Além de sediar o 30º Campeonato Brasileiro de Gueitebol, o Nikkey Clube de Marília também estará participando de outros torneios neste sábado e domingo, nas modalidades Beisebol e Softbol.

Em Londrina, será realizada a VIII Taça Brasil Inter Clubes Pré-Júnior 2013 e Troféu Massaichi Izumi. Participam as cidades de Anhanguera, Atibaia, Bastos, Coopercotia, Gecebs, Gigante, Ibiúna, Indaiatuba, Londrina, Marília, Maringá, Mogi das Cruzes, Naviraí, Nippon Blue Jays, Paraná Clube, São José dos Campos e Presidente Prudente.  Em Cotia, será realizada a X Taça Brasil de Softbol Feminino Júnior, com a participação das equipes de Atibaia, Coopercotia, Gecebs, Tozan, Indaiatuba, Marília, Maringá, Nippon Blue Jays, Nikkei Curitiba, Central Gloria (PR).
17/5/2013
[Verso para impresso]
  BY COMBR