17/05/2013 - Prefeito Vincius destaca importância do Campeonato de Gueitebol

Será realizado neste final de semana, no Nikkey Clube, o 30º campeonato brasileiro de Gateball. Cerca de 1.100 atletas estarão participando representando 207 equipes e os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Pernambuco, Mato Grosso e Mato Grosso Sul.

O prefeito Vinícius Camarinha determinou à Secretaria de Esportes e Lazer apoio total ao evento. “É uma honra Marília sediar um campeonato desse porte que colocará nossa cidade em evidência no noticiário esportivo. Estamos juntos com o Nikkey Clube. Mais uma vez a colônia nipônica dá o exemplo sobre a importância do Esporte para a saúde, além da movimentação econômica que os visitantes vão trazer para a cidade”, frisou.

Os mais de mil jogadores serão divididos em três categorias: diamante (acima de 72 anos), Ouro (acima de 60) e prata (para qualquer idade). O gateball foi criado em 1947 no Japão. É jogado em uma quadra retangular de 20 a 25m de comprimento e 15 a 20 metros de largura. Cada quadra tem três gates e um goal pole. É jogado por dois times, vermelho e branco, de cinco jogadores. Os jogadores tem bolas numeradas correspondentes com suas ordem de jogo. A bolas são vermelhas ímpares e as brancas são pares. Os times marcam um ponto por bola rebatida com o stick (Taco) que atravesse um gate (arco) e dois pontos por atingir o goal pole (pino central). Um jogo de gateball tem duração de 30 minutos.

O vice-diretor de Esportes do Niikkey club, Luis Massami Higawa, está convidando a população de Marília e região para acompanhar o evento neste sábado e domingo, a partir das 7 horas.
17/5/2013
[Verso para impresso]
  BY COMBR