09/09/2013 - Nikkey realiza 17º Festival da Primavera - Bon Odori

O Nikkey Clube de Marília realiza no próximo sábado (dia 14), a décima sétima edição do Festival da Primavera “Bon Odori”. O evento, que tem entrada franca, ocorre a partir  das 18 horas na sede social do clube (Kai-Kan), na rua Lima e Costa,748. O evento, que é uma tradição budista, contará com várias atrações culturais e também comidas típicas.

O Bon Odori é um festival que ocorre anualmente entre julho e setembro, sempre após o pôr do sol, pois prevalece a crença de que os espíritos somente saem durante a noite. Cada localidade escolhe uma data especifica para fazer os seus festejos durante esse período.

De acordo com a tradição, durante o festival celebram-se as almas dos antepassados com danças em grupo e levando-se lanternas acesas (tyochin), saudosamente lembrando a sabedoria dos mesmos. O Bon Odori também foi usado pelos antigos aldeões para agradecer as colheitas e aos deuses, mais tarde foi sendo utilizado cada vez mais como uma dança folclórica tradicional para os matsuri (festivais).

Programação – De acordo com a diretoria da Associação, neste ano estão previstas atrações como a apresentação da Orquestra Marilia Nikkey Gakudan, além de várias atrações culturais como os grupos de  taikô Hibiki Wadaiko e Réquios Eisá Taiko; apresentações de karaokê, matsuri dance, bonsais, presença da Miss  Nikkey 2013 e é claro, a tradicional gastronomia oriental, como yakissoba, udon, tempurá, sushi, sorvete frito e outros.

O Nikkey Clube com apoio da Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal da Cultura, empresas e entidades, convida à todos para confraternizarem nesse evento que faz parte do calendário municipal de festividades e que tem o objetivo de promover a interação de todas as comunidades locais e vizinhas.

Nesta semana, a diretoria do Nikkey esteve no Gabinete do prefeito Vinicius Camarinha para convidá-lo oficialmente para a abertura do evento.
10/9/2013
[Verso para impresso]
  BY COMBR