07/11/2013 - Homenagem ao Sr. Yoshimi Shintaku será nesta 6ª feira

Yoshimi Shintaku recebe

prêmio nacional nesta sexta

 

O presidente de honra do Nikkey Clube de Marília, Yoshimi Shintaku, receberá nesta sexta-feira (08/11) o prêmio KIYOSHI YAMAMOTO 2013 (43ª edição), a mais importante láurea da comunidade Nikkei do país, outorgada pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (BUNKYO), sediada em São Paulo. 

 O premio “Kiyoshi Yamamoto 2013” é inédito e histórico para Marília e também um grande reconhecimento de todos para a colônia Nikkei. A solenidade será às 19h00, na sede da entidade, que fica no bairro da Liberdade, em São Paulo (capital), com a participação de familiares do homenageado e também representantes da colônia mariliense.

 Importância do prêmio - Desde 1965, o prêmio é destinado aos agricultores “nikkeis” que se destacaram em suas atividades produtivas. A escolha é feita baseada nos seguintes critérios: a) sua contribuição a agricultura brasileira pela inovação tecnológica, originalidade e pioneirismo, capacidade multiplicadora dos resultados e sucesso econômico financeiro; b) atuação e contribuição à comunidade local e regional; c) méritos e homenagens recebidos.

 História do homenageado – Mariliense e hoje com 76 anos, Yoshimi Shintaku aos 14 anos assumiu o controle geral da família por ser único filho na irmandade de seis irmãos.

 Como chefe de família foi lutador e abraçou com serenidade, introduzindo a cultura de batata; depois melancia durante 15 anos, seguiu-se a cultura de citros “ponkan” sempre com elevada produtividade. Em 1964 viu um pequeno plantel de aves poedeiras que seus pais tinham como atividade promissora. Assim, partiu para ter uma avicultura moderna e rentável. Shintaku afirma que o sucesso da granja se deveu a experiência associada à tecnologia, através da produtividade e redução de custos.

 

Yoshimi Shintaku continua, diuturnamente, pesquisando na busca de novas tecnologias. E ele conta com ajuda dos três filhos e 130 colaboradores (50% residem na propriedade) para administrar um plantel de 500 mil aves e uma produção média diária de 30 mil dúzias de ovos.

 

Liderança regional – Yoshimi Shintaku presidiu o Sindicato Rural de Marilia, defendendo as causas da classe na busca de melhores soluções políticas para agropecuária durante 20 anos. Na comunidade nipo-brasileira foi em 1991, um dos batalhadores na unificação de três entidades existentes e se tornou primeiro presidente do Nikkey Clube de Marilia e com seus maquinários conseguiu concretizar o “Complexo Esportivo Nikkey Clube”, com uma área de 12 alqueires, criando 18 departamentos e onde permaneceu por oito anos. E por tudo isso, é considerado um dos maiores benfeitores da comunidade nipo-brasileira de Marília e região.
 
 
 
 
Nikkey Clube de Marília - Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável: Klaus A. Bernardino (MTb 33.656)
Contatos: 9700-2463 ou 3306-6391
7/11/2013
[Verso para impresso]
  BY COMBR