Missa em Marília marca homenagem aos 107 anos da imigração japonesa
A colônia japonesa em Marília celebrou ontem os 107 anos da imigração no Brasil. Na noite desta quinta (18), no Kaikan, foi celebrada missa com a participação de representantes de varias entidades, igrejas, lideranças do Município, bem como publico espirituoso de todas as idades.
A missa foi realizada pelo Bonsan Budista Izohara, da igreja Higashi. Pela manhã, outra celebração ocorreu no Memorial aos Imigrantes, no Cemitério da Saudade.
A História da Imigração Japonesa no Brasil começou com a chegada do navio Kasato Maru, que trouxe os primeiros imigrantes ao país em 18 de junho de 1908 e o ultimo navio com imigrantes japonês foi em 1973 (NIPPON MARU).
Na década de 90 teve início o caminho inverso: os chamados dekasséguis deixaram o Brasil para ir trabalhar no Japão. No começo, as atividades profissionais oferecidas eram perigosas e normalmente trabalho pesado.
Foram cerca de 250 mil dekasseguis para trabalho em serviço não qualificado que deram o nome de 5 “K”: kitsui (pesado), kitanai (sujo), kiken (perigoso), kibishi (rígido), kirai (desagradável). Hoje devido a criatividade dos brasileiros e um trabalho educacional a vida e os trabalhos mudaram, somos bem quisto e respeitado no Japão.
O Brasil é a maior população nikkey fora do Japão, com mais de 1,5 milhões de habitantes. De acordo com o Niikey Clube, hoje existem vários brasileiros apreendendo a língua japonesa no Kaikan.
Confira as fotos AQUI
_____________________________________
Nikkey Clube de Marília - Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável: Klaus A. Bernardino (MTb 33.656)
Contatos: 99700-2463 ou 3306-6391