16/04/2011 – SOLENIDADE DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE IKEBANA MARCOU O 1º DIA DE JAPAN FEST

O Espaço Cultural da 9ª Japan Fest teve a sua abertura na noite deste sábado, primeiro dia de evento, com a solenidade de abertura oficial da Exposição de Ikebana, que contou com a presença de autoridades como o prefeito Mario Bulgareli, o vice-prefeito Ticiano Toffoli, o presidente da câmara Yoshio Takaoka, os deputados Vinicius Camarinha, Abelardo Camarinha e Walter Ihoshi, o diretor comercial da TV Tem Carlos Agra, o reitor da Unimar Márcio Mesquita Serva e o presidente do Nikkey Clube, Leonardo Sasazaki.

Será a 27ª Exposição de Ikebana Ikenobo que ganha um espaço especial dentro da estrutura da festa. Uma sala toda revestida, acesso com rampa, cordão de isolamento compõem o ambiente onde estarão 50 arranjos, para apreciação.

A mostra é realizada pela Associação de Ikebana Kado Ikenobo Tatibana da América Latina, presidida por Emilia Tanaka e coordenada pela professora Maisa Ayako Komatsu, com alunos de Marília, Garça, Gália, Fernão, Tupã, Adamantina e Lucélia.

A arte vai além de simples arranjo floral. É uma arte milenar onde a harmonia resultante da construção linear proporciona ritmo e cor e leva o observador a um momento de contemplação da natureza.

O ikebana não apenas embeleza e harmoniza o ambiente. O arranjo deve ser observado de frente, com certa distância para que o expectador perceba os detalhes de sua composição, desde o vaso, cada toque e movimento proporcionado por seus elementos que podem ser flores, folhas, caules, galhos e até pequenos objetos ligados à natureza. O conjunto representa o céu, a terra e a própria humanidade.

16/4/2011
[Verso para impresso]
  BY COMBR